O Atendimento precisa de pessoas apaixonadas por pessoas

Oct 17, 2014
Márcia Pereira

Todas as vezes que se vê um atendimento que não cumpriu sua finalidade, tanto em utilidade quanto em qualidade, pensa-se: será que sou eu quem espero demais? O questionamento é válido, porque ultimamente nossa exigência como consumidor tem sido bem grande, mas há de se entender que quando o nível de atendimento não lhe atende nem em suas necessidades básicas, não há desculpas. E falar sobre experiências de atendimento é um desejo vivo em pelo menos metade das pessoas do nosso círculo de amizades, que lotam os comentários de posts em redes sociais mundiais. Falando especificamente sobre o Brasil, também os sites de Reclamação já se tornaram canais respeitados e considerados quase como uma instituição ligada à defesa do consumidor, sem falar em Órgãos oficiais, como o Procon, que são consultados com muita frequência em razão do descaso demonstrado no pós-vendas.

Seria uma crise generalizada de falta de atenção? Falta treinamento? Faltam gestores? Decidimos citar um ponto a se questionar: talvez as pessoas precisem ser mais apaixonadas por pessoas. Quando temos paixão pelo que fazemos e por gente, literalmente, encontramos mais soluções, temos mais ideias, somos mais humanos e é tudo isso que o atendimento com excelência pede. A questão é que os colaboradores com a competência de lidar com pessoas têm que estar na linha de frente do atendimento. Conhecendo melhor o perfil de uma equipe, a possibilidade de destinar os profissionais certos para gerarem boas experiências e realizarem o pós-vendas é muito maior. É aí que a gestão faz diferença! Escolhendo as pessoas que se identificam com a função, a sensação de realização em fazer seu trabalho acontece, e chegamos ao ponto principal: tornam-se pessoas apaixonadas pelo que fazem.

Se a preocupação ainda não é tão grande a respeito desta insatisfação, vamos observar dados de uma enquete realizada há dois anos pela Revista Consumidor Moderno, (edição167, março 2012, pág. 34) com 300 consumidores nas ruas. Alguns dados interessantes:

  • 43% das pessoas afirmaram que o atendimento nas empresas deve ser melhorado
  • 33% disseram que o pós-vendas é algo a ser aperfeiçoado nas empresas
  • 49% das pessoas se disseram insatisfeitas com os produtos e serviços que consomem
  • 44% dizem que a falta de informação é o maior problema das empresas
  • 54% afirmam que o mau atendimento é o que mais incomoda

Foram apenas 300 entrevistados e mesmo não existindo nestes resultados qualquer distinção de segmentos ou produtos, o resultado preocupa, ou pelo menos deveria preocupar as empresas.

Além de uma gestão adequada de pessoas, existem mais ações a serem feitas. Já falamos anteriormente dos benefícios de haver uma cultura de querer ouvir o cliente, ser proativo e definitivamente chegar até o cliente para perguntar sem qualquer receio: você está satisfeito com o serviço que lhe oferecemos? E nosso atendimento, qual seria sua avaliação? Pesquisas de satisfação fazem do pós-venda algo real e palpável. As pessoas querem se envolver e participar, falar sobre os problemas que os afetam e mesmo que não sejam completamente sanados, querem uma posição. Estar disposto a resolver dúvidas e problemas, e a postura e a atitude de fazer isso acontecer no atendimento gera muito mais resultado na satisfação que qualquer outra ação. A humanização e a certeza de que estão “cuidando” do seu caso de perto eleva a confiança dos consumidores, que relataram na mesma enquete que sequer conseguem ser ouvidos em seus problemas. Essa sensação de “abandono” é a que causa estranhamento e falta de credibilidade em relação a uma marca, por exemplo, causa principal que leva o consumidor a experimentar outras marcas concorrentes.

Se as empresas fossem questionadas sobre o que as faria vender mais, diriam que possivelmente novas promoções ou produtos revolucionários. Se fosse perguntado aos consumidores o que os faria comprar mais, provavelmente diriam que se encontrassem um bom atendimento e pós-vendas funcional. Pense nisso e decida. O que está em jogo é o futuro dos seus negócios.

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